Você já pensou que o teste do pezinho era aquele “carimbo” do bebê feito na maternidade? 👣Muitas pessoas ainda confundem o exame com essa impressão plantar, mas isso é mito!
✅Teste do Pezinho é o nome popular do exame de sangue simples e rápido que deve ser feito em todos os recém-nascidos na primeira semana de vida, de preferência, ainda na maternidade, no dia da alta.
Não é aquele carimbo dos pezinhos dos bebês que as maternidades costumam fazer e entregar aos pais. Muitas pessoas ainda confundem, mas esse carimbo serve apenas como identificação e lembrança, nada tem a ver com o Teste do Pezinho!
O teste neonatal detecta, de forma precoce, alterações no sangue do bebê que podem indicar doenças graves de nascença, algumas fatais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.
É o primeiro passo para o diagnóstico correto nos primeiros dias de vida e possibilita o início de um tratamento imediato, que faz toda a diferença no futuro da criança.
Quando fazer?
Entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, esse é o período recomendado para fazer o teste do pezinho, de acordo com o Programa Nacional de Triagem Neonatal.
E por que não é feito logo ao nascimento? Antes das 48 horas de vida, o bebê ainda não ingeriu proteína suficiente para serem detectadas algumas doenças de forma segura na triagem. A partir do 3º dia, quando o funcionamento do organismo do recém-nascido se estabelece e já ocorreu a ingestão adequada do leite materno ou da fórmula infantil é possível analisar com mais precisão. Algumas coletas podem ser realizadas antes de 48 horas, mas precisam ser repetidas para uma análise mais segura.
➡ Compartilhe a informação correta com seus familiares e amigos. Conheça também outros mitos sobre o teste do pezinho e entenda mais sobre o exame de triagem neonatal que pode salvar vidas: https://pezinhonofuturo.com.br/teste-pezinho/ 💜😉
